5 Dicas para Motores de Popa que estão Parados

5 Dicas para Motores de Popa que estão Parados

1- Limpar com água doce
Se o motor é usado no mar ou em água doce (há resíduos calcários no fundo de lagos e represas), adoçar o motor de popa antes de pará-lo serve para garantir que resíduos insalubres que normalmente ficam alojados e impregnando juntas e componentes internos sejam expelidos do motor.

2- Cheque se há vazamentos
Procure atentamente no sistema de alimentação de combustível e de lubrificantes e conserte o problema antes de parar o barco.

3- De olho nos anodos
Verifique o estado dos anodos de sacrifício do motor e lave-os com bastante água doce.

4- Lave o motor
Após ter “adoçado” o sistema interno, espere uns minutos para ele esfriar e lave-o por inteiro. Assim, você evita danos ao bloco por diferença de temperatura com o equipamento desligado. A lavagem deve ser feita com pouca pressão de água e sempre com água aplicada de cima para baixo. Lave somente os cabeçotes e a descarga sem deixar molhar o motor de arranque.

5- Lubrifique
Use o produto indicado pelo fabricante do seu motor para protegê-lo durante o período parado. Aplique no motor todo, conforme as especificações do produto e, claro, evite exageros.

 

6- Serviço completo
Após adoçar o motor e lubrificá-los, feche o capô e encere-o com a mesma cera que se usa em carros. Se possível, repita esse procedimento ao menos uma vez a cada dois meses. Caso haja manchas de sal no corpo, a melhor solução é esfregar uma esponja macia molhada no vinagre com certa insistência, antes da cera.

7- Retire a gasolina do tanque
Mesmo parecendo desperdício, este é o procedimento correto para motores que vão ficar parados. Com 30 dias de armazenagem no tanque, a gasolina não só perde suas propriedades como também começa a afetar prejudicialmente os filtros, bicos, injetores e todo os sistema de alimentação. Não jogue a gasolina retirada fora, use-a em outro veículo, se possível! A gasolina tem vida útil de três meses e uma opção à drenagem do tanque é o uso de aditivos que ajudam a preservar as propriedades do combustível. Eles funcionam, mas, se você não for ligar o motor, mesmo que só um pouquinho (10 minutos em baixa rotação), num período de três meses, não há solução mágica que resolva totalmente a questão.

8- Última dica
Gasolina velha e sistema de alimentação comprometidos, muitas vezes, não deixam você na mão na saída da marina, e sim no meio do passeio. É óbvio que você nem ninguém quer passar por apuros quando a ideia é passear com família e amigos. A filosofia deve ser sempre prevenir os possíveis problemas. Seja um bom comandante!

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